QUEM SOMOS

O Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património – CECHAP – com sede em Vila Viçosa é uma associação sem fins lucrativos, de direito privado, constituída em 19 de junho de 2011, por associados individuais e coletivos.

A associação tem um âmbito nacional, definido por uma política de descentralização nas áreas da cultura, da história, das artes e dos diversos patrimónios, garantindo, deste modo, uma abrangência universal das suas atividades.

O CECHAP procura, numa perspetiva de cooperação com outras entidades, sensibilizar, salvaguardar, promover e divulgar as potencialidades culturais e o património material e imaterial das comunidades locais.

Este centro dispõe de um Conselho Científico, constituído por membros de reconhecido mérito e/ ou por especialistas de distintas áreas científicas que possam contribuir para a sustentação académica dos projetos aqui desenvolvidos.

PHIM – MISSÃO

O Portal do Mármore é o resultado de um ESTUDO em desenvolvimento, que tem como missão recolher, tratar, preservar e disponibilizar informação produzida pela investigação, existentes em diferentes suportes nas bibliotecas públicas e privadas e do seu fundo documental sobre o Património e História da Indústria dos Mármores (PHIM). De forma a responder às necessidades do público em geral, do setor das rochas ornamentais e da comunidade científica, o PORTAL disponibiliza toda a informação reunida sobre a região do Anticlinal dos mármores, compreendendo a geografia dos concelhos de Alandroal, Borba, Estremoz, Sousel e Vila Viçosa.

O Centro de Documentação e Informação do PHIM, reúne informação desde o século XVI relacionada com a história e o património das rochas ornamentais e, em particular, dos mármores alentejanos, recolhida a partir de fontes documentais e bibliográficas.

Entre os principais objetivos do Portal do Mármore contam-se:

  • Promoção da sub-região alentejana, designada por Zona dos Mármores, valorizando a importância patrimonial do produto endógeno (mármore) na aplicação da arquitetura, escultura e urbanismo;
  • Preservação do património imaterial: recolha de dados, tratamento e salvaguarda das memórias herdadas da atividade pré-industrial e industrial de antigos atores, como forma de registar a história de vivências, usos e costumes, no espaço das pedreiras, oficinas de canteiro e nas unidades transformadoras do mármore nos concelhos onde o setor teve, e tem, maior atividade;
  • Contribuição para a preservação e transmissão de memórias às novas gerações, mantendo viva a origem desta atividade.
  • Contribuição enquanto instrumento de trabalho ao serviço do desenvolvimento de futuros trabalhos e ações de gestão pública na área da geográfica abrangida por este estudo.
  • Neste portal foi reunido um conjunto de informações, consultáveis a través deste interface web, relativa à geografia, topónimos, achados arqueológicos, pedreiras, indústria transformadora e exportadora, atores da indústria, empresas, cartografia, arquitetura dos monumentos e do espaço urbano, evolução das técnicas, transporte dos recursos, ofícios e as artes de lavrar e talhar o mármore, as memórias deixadas pelos antigos atores da indústria.

Equipa

 

Coordenação

 

ANA CARDOSO DE MATOS

Coordenadora: arqueologia industrial
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Contacto

anacmatos@mail.telepac.pt

Formação Académica

Ana Cardoso de Matos é Professora Associada com Agregação da Escola de Ciências Sociais - Departamento de História da Universidade de Évora.  Está no Conselho Directivo do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, coordenando a linha de investigação Patrimónios, Literacia e Diversidade Cultural. É Vice-diretora do IIFA – Instituto de Investigação e Formação Avançada.

É responsável, na Universidade de Évora, desde 2006, pelo Erasmus Mundus Master TPTI-Techniques, patrimoines, territoires de l’industrie.

Faz parte do Conselho Consultivo da Fundação Museu Nacional Ferroviário, é membro do board da International Railways History Association (IRHA)/Association internationale d'Histoire des chemins de fer (AIHCF), do Comité d’Histoire de l’electricité et de l’energie, Fondation EDF, da Associação Ibérica de História Ferroviária, da Associação Portuguesa de História Económica e Social (APHES), do conselho editorial das revistas TST-Transporte, Servicios y comunicaciones, HoST-International Journal of History of Science and Technology, e do conselho científico do Journal of Energy History / Revue d'histoire de l'énergie (JEHRHE), do Patrimonio Industriale AIPAI, da Revista e-Phasistos. Revue d’histoire des techniques/Journal of History of Technology e da revista Midas - Museus e Estudos Interdisciplinares.

Os seus principais interesses de investigação são a história da engenharia e tecnologia, a história do gás e da electricidade e o património industrial e tecnológico.

É co-editora e autora de diversos livros e de vários capítulos de livros e publica regularmente em revistas nacionais e internacionais.

 

ANDRÉ CARNEIRO

Coordenadora: arqueologia industrial
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

 

Formação Académica

André Carneiro, doutorado em Arqueologia pela Universidade de Évora em 2011. Tem formação curricular em História, variante Arqueologia, e Master em Cultura e Formação Autárquica. Foi técnico superior de Arqueologia do Município de Fronteira entre 1999 e 2006, tendo organizado as IIIas Jornadas de Arqueologia do Norte Alentejano (actas publicadas em 2011) e realizado a Carta Arqueológica do Concelho de Fronteira, com mais de 200 sítios arqueológicos identificados. Desde 2000 iniciou escavações arqueológicas anuais em sítios de época romana no território do município, como o povoado de São Pedro (2000-2006), a necrópole de Outeiro do Mouro (2007-2011) e a villa romana da Horta da Torre (desde 2012). A partir de 2006, iniciou funções como docente no Departamento de História da Universidade de Évora, leccionando diversos temas como História da Grécia, História de Roma, Arqueologia, Teoria e Método, Arqueologia Romana e Património Arqueológico (curso de Turismo). Entre as áreas de investigação em curso, estão projectos com temas relacionados com a época romana: o povoamento rural, a arquitectura das villae, os itinerários e vias de comunicação, a agricultura, colaborando ainda em equipas interdisciplinares que investigam a produção de mármore e de vinho.

Investigador integrado do CHAIA/UÉ e colaborador do CECH/FLUC.

CARLOS FILIPE

Adjunto do coordenador
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Contacto

cfilipe.cechap@gmail.com

Formação Académica

Carlos Filipe tem o curso de Gestão - Especialização em Organização de Eventos – (ESG-IPCB, 2007) e uma Pós-Graduação em História: Património e Projectos Culturais, (ISCTE-IUL, 2008). Obteve o grau de Mestre em História Moderna e Contemporânea (ISCTE-IUL, 2015), com a tese «O Património edificado em Vila Viçosa no século XVIII: Encomenda, Financiamento e Construção». Frequenta o doutoramento em História da Arte (ARTIS – IHA, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).

É Investigador do Centro de Estudos – CECHAP, do CLEPUL, do ARTIS - IHA e do CIDEHUS - UÉ.

É Membro da Sociedade Portuguesa de História da Construção – SPEHC e do MINOM – Movimento Internacional para uma nova Museologia. É também Membro fundador da Associação de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios e Membro fundador e Director do Instituto da Padroeira de Portugal Para os Estudos da Mariologia.

Autor e coordenador dos projectos: «Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz», «Património e História da Indústria dos Mármores» e «Callipoartes – História das Personalidades Calipolenses».

Tem como áreas de interesse: História da Arte, História da Arquitectura e Construção, Património Religioso, História da Indústria das Rochas Ornamentais, Arqueologia Industrial e Ciências da Documentação.

CLARA MOURA SOARES

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

 

Formação Académica

Clara Moura Soares é Professora Auxiliar com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora integrada do ARTIS - Instituto de História da Arte da mesma Faculdade, onde coordena o grupo de investigação Patrimonium.

Licenciou-se em História, Variante de História da Arte (1996), na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também obteve o grau de Mestre em Arte, Património e Restauro (1999). Doutorou-se em História, especialidade de História da Arte (2006), na mesma faculdade, com a tese As Intervenções Oitocentistas do Mosteiro de Santa Maria de Belém: o Sítio, a História e a Prática Arquitetónica.

Faz parte da equipa de investigação dos seguintes projectos: CuCa_RE: Curar, Cuidar, Reabilitar - O estudo dos edifícios da saúde construídos em Portugal no século XX (2016-2019) financiado pela FCT; PHIM (2ª fase) - Mármores do Anticlinal Alentejano - 2.000 Anos de Memória e Património (2017-2019), financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional). É co-coordenadora do projecto Orion – Coleções de Arte e Colecionadores em Portugal, UID/EAT/04189/2016, financiado pela FCT.

Tem desenvolvido investigação e orientado dissertações de mestrado, teses de doutoramento e pós-doutoramentos em diversos domínios das Ciências do Património, nomeadamente, da sua gestão, do inventário, do coleccionismo e da história e teoria do restauro.

É subdirectora e editora geral da Revista eletrónica ARTis ON http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao

DANIEL ALVES

Coordenador de Estudo
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Contacto

alves.r.daniel@gmail.com

Formação Académica

Daniel Alves é Professor Auxiliar no Departamento de História da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e investigador no Instituto de História Contemporânea, ambos da Universidade NOVA de Lisboa. Tem um mestrado em História do Século XIX (2001) e um doutoramento em História Económica e Social Contemporânea (2010), com uma tese intitulada “A República atrás do balcão: os lojistas de Lisboa e o fim da Monarquia (1870-1910)”. As suas áreas de interesse são a História Contemporânea, a História Económica e Social, a História Urbana, a História das Revoluções e as Humanidades Digitais. Recentemente foi editor convidado no número especial “Digital Methods and Tools for Historical Research”, da revista International Journal of Humanities and Arts Computing, e do número especial “The History of Retailing on the Iberian Peninsula”, da revista History of Retailing and Consumption. Lecciona Informática Aplicada à História, História Contemporânea (Século XIX), História da Revolução Francesa e História dos Estados Unidos da América, na licenciatura em História, e História das Revoluções, no mestrado em História. Colabora com frequência em projectos de investigação que usam bases de dados e sistemas de informação geográfica (SIG) na investigação histórica, nomeadamente, no “Atlas, Cartografia Histórica” (http://atlas.fcsh.unl.pt/), no "PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores" (https://marmore-cechap.pt/) e no “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental” (http://litescape.ielt.fcsh.unl.pt/), que actualmente coordena em colaboração com Natália Constâncio.

 

VÍTOR SERRÃO

Coordenador
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

 

Formação académica

Vítor Serrão é Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Director do curso de Doutoramento em História da Arte, do centro de investigação ARTIS – Instituto de História da Arte.

Licenciado pela Universidade de Lisboa (1974), tem Mestrado pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1982) e Doutoramento pela Universidade de Coimbra (1992).

Especializou-se no estudo da pintura portuguesa renascentista, maneirista e barroca, bem como em Teoria da Arte e no campo da salvaguarda do Património, sendo autor de numerosa bibliografia nestes domínios. Destacam-se os livros O Maneirismo e o Estatuto Social dos Pintores Portugueses (1983), A Cripto-História da Arte. Análise de Obras de Arte Inexistentes (2001), A Trans-Memória das Imagens (2007), O Fresco Maneirista do Paço de Vila Viçosa, Parnaso dos Duques de Bragança (2008) e os catálogos das exposições Josefa de Óbidos e o tempo barroco (IPPC, 1991), A Pintura Maneirista em Portugal, arte no tempo de Camões (CCB, 1995) e Rouge et Or. Trésors du Baroque portugais (Paris, 2001), entre outros.

Tem desenvolvido trabalho de formação avançada e orientação específica de mais de uma centena de dissertações universitárias.  Coordenou, em conjunto com docentes de outras Universidades e instituições, vários projectos financiados pela FCT.

Tanto a nível inter-universitário como em escolas, academias e Câmaras Municipais, tem vindo a dirigir cursos especializados de formação e aprofundamento de zonas temáticas da História da Arte.

É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Nacional de Belas-Artes, da Academia Portuguesa da História, da Sociedade de Geografia e da Associação Portuguesa dos Historiadores de Arte.

É director das revistas ARTIS e ARTis ON.

Principais

 

ARMANDO QUINTAS

Assistente Técnico
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Contacto

aquintas.cechap@gmail.com

Formação académica

Licenciado em História Património Cultural - Universidade de Évora, Mestre em Gestão e Valorização do Património Industrial - Universidade  de Paris I, Évora e Pádua (Erasmus Mundus TPTI), tem desenvolvido estudos sobre a indústria e industrialização em Portugal, sobretudo no Sul de Portugal

CARLOS SOUSA

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Carlos Alexandre Ferreira de Sousa é licenciado em História pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É mestrando na área de especialização de História Contemporânea na mesma Faculdade, onde se encontra a desenvolver uma dissertação sobre a indústria pedreira na segunda metade do século XIX: “As pedreiras em Portugal na segunda metade do século XIX: Estado, Obras Públicas e Indústria (1850-1890)”, em fase de conclusão. Realizou algumas comunicações no âmbito do tema estudado e escreveu uma crónica: “Os homens e as pedreiras – as dificuldades que perduraram no tempo”, em fase de publicação. As suas áreas de interesse incidem sobre a história económica, social e política, principalmente no século XIX.

JOANA PINHO

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Joana Balsa de Pinho é licenciada em História, variante História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) (2000), mestre em Museologia pela Universidade de Alcalá de Henares (2011) e doutora em História da Arte pela Universidade de Lisboa (2013), com tese sobre as confrarias da Misericórdia e a arquitetura quinhentista portuguesa, tendo sido bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem desenvolvido atividade profissional nas áreas da investigação científica, estudo e reabilitação do património histórico, dinamização cultural, projetos educativos, organização de exposições e formação na área da museologia e património. Desde 2012, colabora com o CLEPUL – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (FLUL) exercendo tarefas de coordenação executiva e da pesquisa de fontes históricas e leitura paleográfica em diversos projetos de investigação, nomeadamente, Obra Completa do Padre António Vieira, Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa, Obra Completa de Fernão de Oliveira e Obra Completa Pombalina. É investigadora integrada do CLEPUL e investigadora colaboradora do ARTIS – Instituto de História da Arte (FLUL). A sua atividade de investigação é desenvolvida em diversos projetos em Portugal, no Brasil e em Espanha. Desde 2018, é investigadora responsável do projeto «Hospitalis - Arquitetura hospitalar em Portugal nos alvores da Modernidade: identificação, caraterização e contextualização» (PTDC/ART-HIS/30808/2017), financiado pela FCT. É membro da Rede temática de investigação cooperativa em Arte Tardo-gótica. É autora de livros, artigos e de comunicações em eventos científicos, nacionais e internacionais, no âmbito da sua atividade profissional e de investigação.  Desde 2013, é membro da direção da Associação Portuguesa de Historiadores da Arte.

JOSÉ CALADO

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

José Calado é historiador e investigador independente. Colabora com três Centros de Investigação nacionais e é investigador e membro da direção do CECHAP (Centro de Estudos, Cultura, História, Artes e Património). As suas áreas de eleição, nas quais se tem especializado, são a História Local e Regional do Alentejo e a História das Misericórdias e da Assistência.

Tem, até ao momento, doze publicações nesses domínios; como autor: Jogos Tradicionais Portugueses e Internacionais (2006), História do Desporto na Vila de Redondo (2012), Redondo, Terra de Oleiros (2013), 100 Anos de Gratidão - Centenário do Asilo António Manuel Fernandes Piteira (2014); Ruas Com História (2015); Redondenses na Grande Guerra (2016); Ruas Com História, 2º volume (2017): O Ensino no Concelho de Redondo (2018); Apontamentos para a História da Vinha e do Vinho no Alentejo – legado de uma família a produzir desde 1667 (2018); como coautor: Testamento de Catarina Pires Folgada - Edição Crítica (et. MOREIRA, Isabel, 2010); Das Festas dos Moços às Ruas Floridas (et. AZARUJA, João, 2011); Forais Novos de Redondo e Montoito (et. CAEIRO, Joana, 2017). É ainda autor de largas dezenas de artigos em revistas de caráter local e regional, tendo sido ainda responsável pela pesquisa paleográfica no livro Chocalheiros das Alcáçovas (CORREIA, André, 2013).

LINA OLIVEIRA

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Lina Maria Marrafa de Oliveira é licenciada em História e História da Arte e Mestre em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde foi docente, assim como na Escola Superior de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. Foi colaboradora externa na Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, na elaboração do Inventário do Património Artístico. Tem executado trabalhos de investigação e transcrições paleográficas de documentos nas áreas de História e de História da Arte, com participações em Projectos de Investigação e Congressos e publicação de vários estudos e artigos. É membro da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses e foi bolseira de investigação do CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, realizando trabalhos de investigação e de transcrição paleográfica documental e revisão, fixação e edição de textos no âmbito de diversos Projectos, como por exemplo o das Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa.

NOEL MOREIRA

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Noel Moreira licenciou-se em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2009), realizando na Universidade de Évora a formação pós-graduada (MsC em Mestrado em Ciências da Terra, da Atmosfera e do Espaço [2012] e PhD em Ciências da Terra e do Espaço [2017], ambos com Especialidade em Processos Geológicos). Iniciou o seu percurso profissional em 2009, como prestador de serviços no âmbito do projeto “ShistResource” e posteriormente como Comunicador de Ciência no Centro Ciência Viva de Estremoz, ligação contractual que cessou em 2012, embora a ligação à divulgação científica e à instituição em causa continue. Desde 2018, é bolseiro do projeto “ZOM-3D; Modelos Metalogénicos 3D da Zona de Ossa Morena”, sediado na Universidade de Évora. É atualmente membro integrado do Instituto de Ciências da Terra. No seu percurso destaca-se: a organização de um conjunto de conferências científicas de carácter nacional, nomeadamente o Congresso Jovens Investigadores em Geociências; a distinção com três prémios destinados a jovens investigadores (Bolsa Fundação Amadeu Dias/Universidade de Lisboa [2008], Prémio Estímulo à Investigação da Fundação Calouste Gulbenkian [2011] e Prémio Jovem Investigador – Fundação Millenium BCP [2018]); e a colaboração recorrente com as associações profissionais, nomeadamente a Associação Portuguesa de Geólogos e a Sociedade Geológica de Portugal.

NUNO MOURINHA

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Nuno Mourinha é licenciado em História, variante de Arqueologia pela Universidade de Coimbra. É o Coordenador, na vertente de património, do projeto de Recuperação de Minas Abandonadas do Alentejo. Foi consultor na área do património industrial no projeto de construção do novo Museu dos Coches (integrado na intervenção Ajuda/Belém). É ainda investigador, na vertente de arqueologia romana, do projecto PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores, Membro Fundador do Grupo CIDADE: Cidadãos pela Defesa do Património de Estremoz e vice-director da Casa da Cultura de Estremoz.

PATRÍCIA ALHO

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Patrícia Alho licenciou-se em História (Universidade Lusíada) no ano de 2004, obteve o grau de Mestre em Arte, Património e Restauro (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) em 2008 e o grau de Doutor na mesma área científica e faculdade, no ano de 2016. Autora da obra “As Gárgulas no Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Função e Forma”, publicada pela Câmara Municipal da Batalha em 2010. Participou em vários Congressos, Seminários e Encontros, desde o ano de 2010, tanto em Portugal como em Espanha, nos quais publicou vários artigos científicos. Em 2012 fez parte do grupo de investigação do Projecto “Magister – Arquitectura Tardo-gótica em Portugal: Protagonistas, modelos e intercâmbios artísticos (Séc. XV-XVI)”, e no ano seguinte participa no grupo de investigação do Projecto “Da cidade sacra à cidade laica. A extinção das ordens religiosas e as dinâmicas de transformação urbana na Lisboa do século XIX”. Investigadora Responsável do Projecto AquaMafra (Fundação Calouste Gulbenkian - 2017). Comissária da Exposição no Museu Nacional de Arte Antiga, “AQUA. Faianças da Colecção o MNAA” em 2015. Participa como investigadora no ARTIS (FLUL), CLEPUL (FLUL) e CITAD (Universidade Lusíada). Faz parte da Comissão Externa de Avaliadores dos Cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa. Coordenadora do Gabinete de Estudos: “História, Arte e Cultura da Água” pertencente ao CLEPUL e Coordenadora da Linha de investigação: A aplicação do mármore na arquitectura hidráulica”, do Projecto PHIM (CECHAP).

PATRÍCIA MONTEIRO

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Patrícia Monteiro é licenciada em História, variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL, 1998). Entre 1999-2001 completou o I Curso de Conservação e Restauro de Pintura Mural promovido pelo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). Em 2008 obteve o grau de mestre em Arte, Património e Restauro (FLUL), com a tese A pintura mural na região do mármore: Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Alandroal (1640-1750). Em 2013 concluiu o seu doutoramento em História da Arte, na mesma instituição, com o tema A pintura mural no Norte Alentejo (séculos XVI-XVIII): núcleos temáticos da Serra de S. Mamede. Desde 2015 encontra-se a desenvolver o seu pós-doutoramento intitulado A engenhosa arte do engano: argamassas decorativas com policromias no Alentejo (séculos XVI-XVIII) (SFRH / BPD / 103550/2014), projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Tem vindo a participar em diversos projectos de investigação multidisciplinares para o estudo do património histórico-artístico português e, concretamente, da pintura mural, entre os quais há que destacar o PRIM´ART-Redescoberta da ARTe Mural em Portugal: Estudo Histórico e Científico do Arquiepiscopado de Évora (1516-1615) (PTDC/CPC-EAT/4769/2012), do Laboratório HERCULES e, também, o DB_Heritage: Database of building materials with historical and heritage interest (PTDC/EPH-PAT/4684/2014), do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC). É investigadora integrada do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) e colaboradora do ARTIS - Instituto de História da Arte (FLUL), assim como do Laboratório HERCULES (Universidade de Évora).

RUTE RODRIGUES

PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação académica

Rute Massano Rodrigues é doutorada em História, na especialidade de Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, grau que obteve com a tese Entre a Salvaguarda e a Destruição: A Extinção das Ordens Religiosas em Portugal e as suas Consequências para o Património Artístico dos Conventos (1834-1868). Na mesma Faculdade realizou o Mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro e a Licenciatura em História, variante de História da Arte. É Investigadora Integrada do ARTIS - Instituto de História da Arte da FLUL, fazendo parte do grupo de trabalho PATRIMONIUM – Ciências do Património e Mercados da Arte. Foi bolseira de investigação do projecto Eneias - A coleção de pintura da Biblioteca Nacional de Portugal: do resgate do património artístico conventual na implantação do Liberalismo ao estudo integrado de conservação e divulgação (PTDC/HIS-HEC/113226/2009). Colabora com o CECHAP, integrada na equipa do ARTIS, no estudo PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores, 2ª fase. Dedica-se, essencialmente, ao século XIX, debruçando-se, nesse âmbito, sobre temas relacionados com as alterações introduzidas pelo Regime Liberal no património artístico e arquitectónico nacional, a história e a teoria do restauro, o coleccionismo, os viajantes, os paços reais, a aplicação das rochas ornamentais portuguesas na arquitectura e na escultura, entre outros. É autora e co-autora de diversos artigos científicos.

Colaboradores

 

JOÃO LOPES

Colaborador
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação Académica

João Pires Lopes é licenciado em História e Arqueologia pela Universidade de Évora. Neste momento está a frequentar o Mestrado em Gestão e Valorização do Património Histórico e Cultural na mesma universidade. Colabora com o estudo PHIM - Património e História da Indústria dos Mármores, desde 2018.

JOAQUINA PEIXINHOS

Colaboradora
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação Académica

Joaquina Peixinhos é Bacharel em Educação Pré-escolar (Curso de Educador de Infância), encontrando-se a tirar a licenciatura em História na Universidade Aberta. É investigadora auto-didata em história. Colabora com o CECHAP (Centro de Estudos, Cultura, História, Artes e Património) desde 2013, sendo responsável pela Comunicação, Newsletter e Guia-Intérprete. Faz parte da equipa da Rota do Mármore AE desde 2018.

JULIETA CASTRO

Colaboradora
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

 

Formação Académica

Julieta Castro é enfermeira aposentada. Autodidata em fotografia, tem frequentado diversas formações neste campo e em tratamento de imagem. Associada do Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património é colaboradora do projecto PHIM no levantamento fotográfico, desde 2014.

MARIANA DOS SANTOS

Colaboradora
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Formação Académica

Mariana Penedo dos Santos é Mestre em História da Arte e Património pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2019) com o tema de Dissertação A Renovação oitocentista da Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa: Programas, protagonistas e materiais, que surgiu no decorrer da investigação para o projecto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores. Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2016). Integrou a equipa de investigação do ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras (ARTIS-IHA-FLUL) na parceria com o Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP) no âmbito da 2ª fase do projeto PHIM. Dessa colaboração surgiu um artigo, publicado em co-autoria, na Revista ARTis On Nº5 (2017) intitulado Património e História da Indústria dos Mármores: O Papel da História da Arte num Projeto Pluridisciplinar. Em Outubro de 2018 participou no Congresso Dinâmicas do Património Artístico – Circulação, Transformações e Diálogos, apresentando o tema Numa Terra de Mármores: a renovação oitocentista da Capela do Paço Ducal.

RICARDO HIPÓLITO

Assistente Técnico
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Contacto

rhipolito.cechap@gmail.com

Formação Académica

Ricardo Hipólito é licenciado (2007) e mestre (2014) em História Moderna e Contemporânea, especialidade Cidades e Património. É investigador do CECHAP desde 2011 sendo as suas áreas de interesse a História Contemporânea, a História do Turismo, a História Urbana e a História do Património. Publicou, em co-autoria, A Rota do Mármore do Anticlinal de Estremoz, em 2014. É Assistente Técnico, Guia – Intérprete.

VANESSA AMARAL

Assistente Técnica
PORTAL HISTÓRIA DO MÁRMORE

Contacto

vamaral.cechap@gmail.com

Formação Académica

Vanessa Amaral é licenciada em História Moderna e Contemporânea (2004), pós-graduada em Património e Projectos Culturais (2009). É investigadora do CECHAP desde 2012 sendo as suas áreas de interesse a História Contemporânea, a História Industrial, a História Urbana, a História do Património e o Património Urbano e Arquitectónico. Assistente Técnica, desenvolve diferentes tipos de actividades de âmbito cultural no CECHAP; é co-autora da revista Callipoartes e do Inventário do Património para o SIPA.

PHIM – SERVIÇOS

O PORTAL é um instrumento de fomento de comunicação interna e externa, bem como um meio de aproximação aos utilizadores através da divulgação do trabalho realizado no âmbito do estudo do Património e História da Indústria dos Mármores (PHIM) e no Arquivo do Centro de Documentação e Informação.

A Base de Dados do Portal do Património e História da Indústria dos Mármores, encontra-se registada no IGAC – Propriedade Intelectual, com o Registo de Obra n.º 4705/2015 de 30 de novembro de 2015.

 

O PHIM está registado como Marca Nacional n.º 540785 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, datada de 6 de abril de 2015. 

ACESSO

O visitante do PORTAL terá acesso a toda a informação disponibilizada através do botão DOCUMENTAÇÃO ou ROTEIRO DIGITAL.

Os leitores que procedam ao seu registo no PORTAL, através do preenchimento do FORMULÁRIO, podem ainda ter acesso aos documentos e imagens não visíveis. (consultar o separador CONTATOS). Para tal, bastará criar no PORTAL o seu REGISTO e confirmar o respetivo LOGIN.

A direção do PORTAL reserva-se o direito de disponibilizar a informação de acordo com os critérios estabelecidos internamente, e considerando os fins a que se destina o pedido da documentação.

 

NEWSLETTER

Para acompanhar as novidades do portal PHIM, basta subscrever a newsletter na página CONTATOS e, deste modo, receber a tempo todas as notícias publicadas.

 

REALIDADE AUMENTADA [APLICAÇÃO MÓVEL]

Realidade Aumentada do Património (Augmented Reality - AR); (PT | ES | EN | FR); Disponibilização da aplicação móvel na plataforma Google Play.

Com este roteiro e aplicação de realidade aumentada associada, foi criada uma ferramenta que permite a visitantes e turistas interessados em informação georreferenciada, conhecer a região através do telemóvel ou do tablet. Assim, recorrendo a tecnologias móveis emergentes, é possível construir uma representação diferente da informação da região, promovendo a interação dos públicos com a comunidade, a história e o património local.

DOWNLOAD

 

Regulamento Geral de Proteção de Dados – RGPD

De acordo com o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia, para poder comunicar com o PORTAL e receber informações sobre as atividades de estudo do PHIM, é necessário o consentimento dos utilizadores.

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O PHIM respeita as práticas e normas de segurança no domínio da proteção dos dados pessoais, tendo para o efeito adotado técnicas organizativas indispensáveis, por forma ao cumprimento do RGPD.

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PUBLICAÇÕES

 

Artigos

Exemplo …. “Entre pedras e pedrinhas….”

 

 

Edições – títulos:

Mármore, Património para o Alentejo:

Contributos para a sua História (1850 – 1986)

Estudo da História da Indústria dos Mármores do Alentejo abarcando o período entre 1850 e 1986, de modo a apresentar as várias dinâmicas pelas quais foi passando esta indústria bem como o território que a foi acolhendo.

1. A indústria do mármore entre 1852 e 1986

     - As primeiras tentativas contemporâneas de regulamentação: de 1850 a 1892

     - A exploração do mármore na segunda metade de século XIX

2. Um crescimento pontuado por crises: a indústria e os industriais do mármore no século XX

3. Aspectos sociais e laborais na exploração das pedreiras de mármore

     - Trabalhadores e condições laborais nas pedreiras no final do século XIX

     - A organização sindical dos trabalhadores do mármore na segunda metade do século XX

4. Património e paisagem da indústria do mármore

     - Técnicas e tecnologias ligadas ao mármore: uma viagem pela história

     - A exploração do mármore: da alteração da paisagem ao património industrial

 

 

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PORTEFÓLIO

Primeira Fase do PHIM

Foi concluída a primeira fase do Estudo sobre a História da Indústria dos Mármores do Alentejo abrangendo o período entre 1850 e 1986, de modo a apresentar as várias dinâmicas pelas quais foi passando esta indústria bem como o espaço geográfico em que se foi desenvolvendo.

A investigação sobre a História da Indústria dos Mármores pretendeu demostrar como o domínio do conhecimento histórico, técnico, industrial e artístico de um determinado valor patrimonial pode sustentar a sua capacidade ou função cultural e turística com a reprodução da informação disponível. Neste caso envolvendo vários concelhos do Alentejo, onde o mármore tem ditado a História de homens e de técnicas transformando a paisagem na exploração do recurso.

Para a construção do Centro de Documentação e Informação sobre o Património e História da Indústria dos Mármores, o projeto contou com a participação de uma equipa multidisciplinar de investigadores nas áreas do Património, da História, da Arqueologia e da Sociologia, entre outras, enquadrados pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Património (CECHAP) de Vila Viçosa. Contou ainda com a coordenação científica do Professor Doutor Daniel Alves, do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa, a coordenação científica da Professora Doutora Luísa Tiago Oliveira, do Centro de Estudos de História Contemporânea do ISCTE, e a coordenação científica da Professora Doutora Ana Cardoso de Matos, do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora.

De salientar que o projeto PHIM – Património e História da Indústria dos Mármores é cofinanciado pelo QREN, no âmbito Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) ao abrigo do Programa Operacional do Alentejo 2007-2013 – INALENTEJO, sendo a comparticipação financeira FEDER de 139 995,55 €, num investimento total da operação de 199 993,63 €.

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