O desenho na arte da pedraria em Portugal (séculos XVII-XVIII)

Secção de Livro



Autor Coutinho, Maria João Pereira
Resumo As obras de pedraria no período barroco em Portugal, particularmente as de Lisboa, quer as de âmbito religioso, quer as civis, previam de um modo geral projectos desenhados, conforme se pode depreender a partir da leitura de documentos manuscritos, e como se pode observar em alguns exemplares que afortunadamente chegaram aos nossos dias. Dessas obras de pedraria, importa referir que muitas eram essencialmente estruturas de edifícios, mas também obras de pormenor, de lavor escultórico, como portas de urbes, enquadradas no contexto da arquitectura militar, ou como portais, cantarias, ou outros elementos pétreos dos interiores religiosos e civis. No âmbito religioso foram planificadas, nesse material, estruturas retabulares, púlpitos, lavabos e credências, entre outros exemplares de mobiliário litúrgico, e no âmbito civil foram seguramente concebidos portais, e outras molduras de fenestrações, e lareiras.
Título Livro Dibujo y Ornamento. Trazas y dibujos de artes decorativas entre Portugal, España, Italia, Malta y Grecia
Edição Luca Editori d'Arte
Local Cordoba
Editor Sabina de Cavi
Data 2015
Páginas 37-45
Língua PT
Direitos CECHAP

Documentos

Inicie a sessão para consultar o registo completo. LOGIN

Aviso - Condições de utilização

O utilizador, ao usar a informação aqui disponibilizada - seja ela bibliográfica, documental ou outra - em artigos, livros, teses, apresentações, etc., deve fazer sempre referência expressa ao Centro de Documentação do Portal PHIM.

O Centro de Documentação, criado no âmbito do projecto PHIM, resulta de um exaustivo trabalho de recolha e investigação que tem vindo a permitir reunir importante informação relacionada com o Património e História da Indústria dos Mármores.